Glicação na pele- Uma abordagem simples

   Deus disse: "Faça sua parte que Eu te ajudarei.''

A pele é um órgão e, assim como todos os outros, tudo que ingerimos influencia no seu funcionamento. Partindo desse princípio básico, está na hora de você entender de vez por que o açúcar impacta tanto na aparência e saúde do seu sistema tegumentar. 


Você reclama que nada dá jeito na sua pele, mas ao invés de entregar cuidados para ela e melhorar seu estilo de vida, fica aí se entupindo de doces, frituras, carboidratos industrializados, refrigerantes e sucos lotados de açúcar. 

 PARA QUE TA FEIO!


 O açúcar (carboidratos cristalizados comestíveis, principalmente sacarose, lactose e frutose) é super inflamatório para o organismo. Seu uso excessivo pode levar a inflamação natural gerada por ele a uma inflamação generalizada crônica, capaz de se tornar doenças sérias e complicações desagradáveis à pele, como espinhas, manchas mais difíceis de clarear, oleosidade aumentada, retenção de líquido e glicação.

 Vamos entender o que é a glicação?



A glicação, em linguagem simples, é um processo inflamatório natural que ocorre nas células a partir das moléculas de açúcares e carboidratos, onde essas moléculas se unem a uma molécula de proteína, impedindo que ela faça seu papel no organismo. E todos sabemos que as proteínas são extremamente importantes para a funcionalidade e saúde do organismo de modo geral, inclusive na pele, por ela ser responsável pela firmeza da mesma.


 Pois é aí que está nosso interesse aqui. Pele glicada.


 Se mais de 60% do nosso corpo é composto por proteína, os efeitos negativos do açúcar na pele serão expressivos, e eu te pergunto: você quer envelhecer rápido?


 Acredito que a resposta seja NÃO.

Pois é; um dos mais temidos efeitos da glicação na pele é o envelhecimento mais rápido e expressivo da mesma. Porque essa inflamação excessiva acaba interferindo nas funções desempenhadas pelas proteínas de colágeno e elastina, fazendo-as enrijecer, pararem de se movimentar, deixando-as inativas.

  Então, para não glica a pele, tem que comer tudo sem doce, sem óleo, tudo integral ou feito em casa? 

A resposta SIM, seria ótimo. Mas a verdade é que não precisa radicalizar.

Optar por uma alimentação mais saudável e rica em alimentos antiglicantes, fazer atividade física, proteger a pele, beber muita água e saber incluir em sua rotina de cuidados com a pele dermocosméticos que também possuem ação antiglicante ou deglicante seria a opção mais fácil de seguir.

 Quer exemplos de alimentos com essas ações? 


Os alimentos antiglicantes são aqueles com ação desintoxicante e antioxidante, como o açafrão, aveia, azeite de oliva, chá de cavalinha, frutas cítricas, frutas vermelhas, linhaça, mamão, abacaxi, pepino, peixes, sálvia, semente de abóbora e suco de uva natural.

 Agora, falando de dermocosméticos, os resultados são bem mais satisfatórios se seu uso for recomendado por um profissional que entenda as necessidades de sua pele e associe adequadamente sua rotina com o dermocosmético antiglicante. Mas se você não tem a pele glicada, mas também quer diminuir a ação do envelhecimento na pele e melhorar a saúde, é válido incluir na rotina algum produto de confiança para uma pele protegida e mais jovem. 


 Sendo assim os ativos para dermocosméticos deglicantes e rejuvenescedores têm que ter ação detox- estimulante, pois são responsáveis por estimular a renovação celular, remover as impurezas e deixar a pele mais limpa e iluminada, reduzindo os processos inflamatórios, devendo ter seu uso estimulado a partir dos 23 anos; ação anti-inflamatória e regeneradora também. 

 Para quem busca resultados satisfatórios quando assunto é uma pele saudável é muito importante saber exatamente o que esta usando, evitar produtos tóxicos e por isso indico o uso de cosméticos naturais, preferencialmente os artesanais porque são mais claros quanto a composição, não tem substâncias toxicas ao corpo nem ao Planta, tendem a dá resultados mais duradouros além de serem mais ricos em ativos, elevando a qualidade do produto pelo seu potencial não por marca ou market. 


 Alguns cosméticos naturais poderosos para uma pele mais jovem e protegida de glicação são:

Sérum Clareador- SÂNDALO E ALECRIM/ Com extrato de aroeira- 30ml (lojavirtualnuvem.com.br)

Manteiga Firmeza- Manteiga Natural- Manteiga facial30g (lojavirtualnuvem.com.br)

Açafrão com especiarias- Sabonete glicerinado/ Sabonete com óleo essencial 60g (lojavirtualnuvem.com.br)

 Além desses cosméticos acima, ativos como niacinamida, vitamina E, vitamina C, ácido hialurônico, extrato de açaí e sangue de dragão também vão trazer excelentes resultados para uma pele glicada ou que queira evitar a glicação e ter uma pele mais saudável. 




Referencia: 

Comer muito doce detona sua pele. Sabia? - Homem No Espelho

Como tratar os efeitos da glicação na pele do seu paciente? | Adoxy

Uso de antiglicantes nas terapias antienvelhecimento (prismaclinica.com)

Glicação: Como o açúcar promove o envelhecimento precoce? (youngerderm.com.br)

Antioxidante: aliado no envelhecimento saudável | Blog Sanavita

Comentários

Postagens mais visitadas